Branding | 12, junho 2023

Branding não é só para grandes empresas

Autor: Danilo Souza

Tempo de leitura: 8 minutos

Vamos falar desse tal de branding? A palavra pode parecer complicado, mas tem um significado simples, a tradução literal dessa palavra em inglês é “marca”. Fazer branding, é ter uma gestão estratégica com foco na construção do respeito de uma marca, a fim de torna-la mais valiosa e forte.

Mais do que criar a identidade visual do negócio, branding é gestão de marca e envolve TUDO que a empresa é. Do produto ao atendimento, dos fornecedores à comunicação. No processo você define quem sua marca é ou deseja ser e aplica essa VERDADE (sim, precisa ser de verdade!) em todas as partes do negócio.

Você faz de tudo para deixar claro para as pessoas quem você é. E o que as pessoas pensam sobre você é a sua imagem de marca e negócios com marcas fortes e bem construídas são mais valiosas, mais amadas e mais resilientes. Lembrando que: desde que aquilo que a marca fala e de fato é sejam a mesma coisa, sem falsidade ou mentirinhas pra vender mais.

Eu acredito no branding pra gerar marcas não só valiosas em $$$, mas valiosas para o mundo. Que tem propósitos bem definidos, identidades inspiradoras e entregas de real valor para sociedade.

Tá bom, mas o que é marca? tecnicamente falando, é um conjunto de atributos e percepções que definem a identidade de um negócio, produto ou pessoa, por exemplo: se alguém disser: Rita Lee! Provavelmente você fará várias associações na sua mente para “definir” quem ela é, tipo a cantora de rock nacional, de cabelos vermelhos, super descolada, criativa!

O mesmo se aplica a marcas!!! Mais do que nome e identidade visual, a marca é tudo que eles representam, e isso pode incluir o nome, logotipo, produto/serviço, atendimento, comunicação, preço, cultura, impacto social, posicionamento e ações…

Isso é a sua marca!

E branding é a gestão de todos esses pontos! Para gerar nas pessoas as percepções desejadas, criando diferenciação e valor de marca.

No começo, as marcas podem ter nascido apenas como símbolos e logos para identificar e diferenciar produtos, mas hoje sua definição abrange muito mais do que apenas uma identidade visual!

A marca é o conjunto de todos os atributos e percepções referentes a identidade de um negócios, pessoa, produto ou serviço! Pontos que geram diferenciação, em vários níveis, na mente das pessoas.

Quando alguém tenta me diferenciar de outros Danilos, provavelmente terá que acessar diversas informações sobre mim, sejam visuais, de personalidade, atitudes ou até o que ouviram falar por outras pessoas. Para essa pessoa eu vou ser a totalidade de todas essas informações!

Com as marcas também é assim! E o branding serve justamente para administrar cada atributo e ação do negócio/serviço/produto, a fim de que a imagem construída da mente do público esteja o mais próximo possível do posicionamento e identidade que a própria marca deseja transmitir.

Ficou claro pra você?

Branding é igual gestão, estratégia e cultura.

Em terra de milho, quem tem branding é pipoca!

Quando você foca seu diferencial apenas em produto e preço, acaba competindo com várias pessoas que entregam a mesma coisa! (tudo igual, tudo milho)

Mas se você usa o branding para reforçar sua identidade e proposta de valor única, sua marca se destaca. (Netflix = filminho + cultura pop + pipoca + manteiga + almanaque + tudum).

Entre um milho comum e pipoca com netflix, o que você prefere? (milho ou pipoca + filmin?)

Mas Dan, e se todo mundo fizer branding? Não fica tudo igual? Jaaaaamais, ai que o exemplo fica mais legal! Afinal, depois que vira pipoca, nenhum milho fica igual, são todos diferentes, já repararam?

Com o branding é a mesma coisa! Você constrói sua identidade única para criar um posicionamento diferente. No final, todo mundo se beneficia com mais entregas de valor (e pipocas) legais!

Gestão contínua vai da estratégia até ações de marketing

Uma marca valiosa é construída de muitas pecinhas e estratégias! No entanto, nesse tópico trago três “peças” que considero fundamentais para gerar valor de marca hoje, principalmente no ambiente digital.

1. Conhecimento

Diz respeito ao alcance que a marca tem para se fazer conhecida. Muito relacionado a questão da presença digital, nesse ponto o maior objetivo é fazer com que as pessoas saibam da existência dela.⠀

2. Diferenciação

É a capacidade da marca de criar uma imagem única, que represente sua proposta de valor e comunique seu posicionamento. O objetivo, como nome já diz é diferencia-la as outras.⠀

3. Transformação

É o ponto mais essencial para os dias de hoje e muitas vezes o mais negligenciado. Está relacionado ao propósito da marca e nas transformações que ela se dedica em gerar para sua comunidade e para a sociedade. É o que garante a sobrevivência da marca para o futuro! (Não a toa a própria Forbes fez matérias dizendo que marcas com propósito são as que têm sobrevivido ao momento de pandemia).

As três peças são importantes e complementares, por isso precisam “andar juntas” na gestão da marca!

3 peças fundamentais para construir marcas valiosas

Imagine um boneco lego e ele é uma marca, completa e valiosa!
Ela deve ser composta de 3 peças

CONHECIMENTO – as pessoas sabem quem é a marca e o que ela oferece
DIFERENCIAÇÃO – as pessoas relacionam a marca à coisas que tornam ela única/diferente (identidade, proposta de valor, valores…)
TRANSFORMAÇÃO – a marca promove mudanças positivas para seu público e para a sociedade!

sem conhecimento as pessoas não sabem que a marca existe e não chegam até ela. OBJETIVO: alcance
sem diferenciação a marca não se destaca e acaba sendo só “mais uma” no mercado. OBJETIVO: imagem
sem transformação a marca não acompanha as mudanças do mundo e não consegue evoluir para melhor! OBJETIVO: propósito

1. MARCA CONHECIDA – TEM ALCANCE
2. MARCA CONHEDIDA POR ÚNICA OU DIFERENTE – TEM BOA IMAGEM
3. MARCA CONHECIDA POR FAZER A DIFERENÇA – TEM PROPÓSITO
= EVOLUÇÃO DE MARCA = EVOLUÇÃO DA MARCA

EAI, SUA MARCA TEM AS 3 PEÇAS?

– tem alcance
– tem boa imagem
– tem propósito

Qual a importância do propósito, para que ele serve?

Antes de mais nada, é importante lembrar que propósito não deve ser aquela frase bonitinha que vai persuadir as pessoas, ele deve ser a intenção (e ação) real de servir ao mundo com aquilo de melhor que você é/faz!

1 – O propósito orienta e inspira!

Ele traz um porquê que motiva as pessoas, e isso tanto par quem está dentro da marca (colaboradores, gestores e equipe…), como para seus clientes. Criando unidade em direção a uma visão comum.

2 – O proposito gera diferenciação por conexão

As pessoas escolhem sua marca porque se sentem representadas por essa visão. “Eu prefiro essa marca porque ela acredita nas mesmas coisas que eu. Ela me representa!”

3 – O propósito torna a marca mais resiliente

Em momentos de crise, marcas com propósito tendem a resistir melhor, justamente porque possuem uma conexão/relação de valor muito mais profunda com clientes e parceiros.

4 – O propósito traz mais segurança e menos “medo da concorrência”

Você se mantém tão focado em servir e fazer a diferença, que tem menos inseguranças ao se “comparar” com os concorrentes. Sempre investindo mais naquilo que faz melhor!

5 – O propósito cria uma rede de relacionamento que acredita junto

Você estabelece um ecossistema mais seguro e humano por se conectar com pessoas e parceiros que acreditam nos mesmos valores.

6 – E o mais importante! O propósito te faz uma marca mais humana

Que não cresce e ganha sozinha, mas que impacta positivamente todos aqueles que se relacionam com ela!

Sabe, é por isso que eu sempre falo de branding com propósito! Porque pra mim, propósito é sobre servir as pessoas através daquilo que você faz de melhor. E acredito que quando levamos isso para as marcas, criamos negócios que, por consequência, são melhores para as pessoas! ⠀

Não importa o tamanho da empresa, propósito é o porquê que orienta de dentro pra fora, te conecta com quem acredita na mesma visão e cria um senso de unidade, inclusive com seus clientes. ⠀

E claro, um propósito de marca também beneficia o negócio! Por isso listei algumas coisas que ele pode fazer por uma marca.
E aí, qual é o seu propósito como negócio?⠀

Marcas que servem de dentro pra fora – Conteúdo, Propósito & Sucesso

Criar um negócio com propósito muda nosso olhar sobre o sucesso, olhamos para o valor gerado em cada cliente que se conecta com a nossa entrega e menos suscetíveis a comparar nosso resultado com as “fórmulas de sucesso” padronizadas por ai! A relevância da nossa entrega está no valor que ela gera e não no quanto ela se parece com o que os outros estão fazendo, lembra dos pontos de identificação?

Quando criamos algo com propósito, ajudar nossos clientes é o maior indicativo de sucesso, nos tornamos livres para sermos autênticos e entendemos que não precisamos nos comparar com os outros!

E eu sei o quanto é difícil não se comparar com os outros. Esse é um processo quase automático que fazemos o tempo todo… o problema é que muitas vezes essa comparação nos leva pra longe da nossa própria identidade e do que é valioso pra nós.

É normal olhar para fora e ver o que as outras pessoas estão fazendo, mas isso não pode ser mais determinante pra nós do que a nossa própria essência. Como eu sempre digo: tem que fazer sentido!

Quando vivemos e criamos com propósito nosso padrão de sucesso vem de realizar nossa missão! Ficamos livres para ajudar as pessoas da nossa maneira autêntica sem sofrer pela comparação com o “sucesso alheio”.⠀

Antes de seguir uma fórmula padrão, falar sobre um mesmo assunto ou querer o mesmo número de seguidores de outra pessoa pare e pense: Isso faz sentido pra você? Vai te ajudar a cumprir seu propósito? Vai gerar valor e se conectar com as pessoas? Assim criamos conteúdo de maneira mais saudável, leve e positiva para nós e para os outros!

E pra você, o que é sucesso?

Mergulhe de cabeça no Google!

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